Alexandra Gambaro | TOG
21732
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21732,page-child,parent-pageid-21622,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-4.7,vertical_menu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-5.7,vc_responsive

TOG

E-COMMERCE | UI

O TOG é uma abordagem simples, mas inovadora, para decoração de casas, personalização design. Cada produto é idealizado por designers como Philippe Stark, Sebastian Bergne ou Sam Hecht e Kim Colin e pode ser personalizado pelo cliente.

 

O maior investidor da TOG é a Grendene, empresa brasileira. Por isso a companhia decidiu lançar o primeiro e-commerce aqui no Brasil e desenvolver a os padrões para seus sites internacionais.

EMPRESA

Infracommerce

DEVICES

Web responsivo

COMPLEXIDADE

Alta

briefing

“Nós não queremos julgar a criatividade; Queremos que nossos clientes sejam livres para fazer o que quiserem, mesmo que possamos achar que é feio.”

 

Nicola Rapeti, diretor de pesquisa de design da TOG.

Design Process

Desafio do projeto

O maior desafio deste projeto, além da aprovação final de ninguém menos que Philippe Starck, foi poder desenvolver um e-commerce onde o usuário entendesse o poder de customização que havia em cada produto e reforçasse a identidade da marca.

Pesquisa

Ao realizar uma pesquisa rápida com o público, descobrimos que, embora seja um “design assinado, mas acessível”, o produto vendido tem um alto valor para o consumidor brasileiro. Desta forma, o e-commerce deveria ser focado na classe média e alta. Com esses dados, passamos para o estágio de benchmarking.

Ideação

Além da identidade visual do TOG, pesquisamos referências visuais para projetos em marcas, sites e produtos modernos e minimalistas.

Departamento

Esta página pode ser focada em produtos em geral ou focada pelo designer.

Carrinho

Optamos por destacar os produtos, para que o usuário possa ver as personalizações feitas.

Análise

Embora o site seja bem recebido pelo público e bem avaliado em testes de usuários, constatamos que o tempo de entrega e o alto valor dos produtos não convergiram tão bem nas vendas, sendo um impedimento de negócios.
Isto comprova a importância da etapa de pesquisa. Se tivéssemos mais tempo para esta etapa, acredito que isso poderia ser verificado com as perguntas certas em uma pesquisa preliminar.