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BANCO PAN

APP INVESTIMENTO | UX/UI

O PAN é um banco 100% brasileiro,que possui o BTG Pactual e a Caixa como acionistas majoritários. Atua na área de financiamento ao varejo, financiamento de veículos, cartões de crédito, empréstimo consignado e investimentos.

EMPRESA

Banco PAN

DEVICES

APP

COMPLEXIDADE

Alta

o problema

Segundo uma pesquisa quantitativa realizada internamente, nosso processo de abertura de conta era visto como complicado e burocrático. Nosso principal indício desta informação era a quebra no funil de 24% entre pessoas que tentanvam abrir uma conta e contas efetivamente abertas.

 

 

“Pediram para enviar um documento de novo e, para minha surpresa tive que preencher todos os dados… DE NOVO! Muito cansativo”

R.M, Homem, 35 anos

etapas de desenvolvimento

1. Análise do cenário

Constatamos que, além do não salvamento das informações do usuário ao tentar abrir uma conta, a quantidade de campos que ele tinha que preencher era extenso: 44 campos no total. Parecia um formulário sem fim e por isso muito burocrático.

2. Proposta de melhoria

Após muita discussão com as diversas àreas responsáveis por cada etapa do formulário (jurídico, crédito, produtoetc.), conseguimos uma grande conquista: reduzir para apenas 16 campos de preenchimento.

3. Ideação e prototipação

Com o fluxo fechado e todos os cenários mapeados, levantamos hipóteses de melhorias para o usuário como salvamento automático, visualização de todas as etapas e seus status e a falta de obrigação de preenchimento na ordem proposta.

4. Validação e Hand-off

Com o protótipo de média fidelidade pronto, levamos para teste com usuários. O resultado dos testes foram muito positivos, surgindo apenas duas etapas como ponto de atenção pela dificuldade de preenchimento (ambas integrações com fornecedores externos).

“Ele demora assim mesmo?”

 

A.C, Mulher, 28 anos

resultado

Abrimos 6x mais contas com o novo fluxo

e este número poderia ser muito melhor. Conforme constatamos no teste de usabilidade, as dificuldades encontradas pelos usuários com nosso fornecedor da Selfie acaba impactando diretamente na conversão. Assim que as melhorias previstas entrarem no ar, a previsão é que converteremos 24x mais do que o fluxo antigo.